Introdução

Este guia tem como objetivo auxiliar os usuários da AgendaSIC PRO 2014 a realizar a configuração do sistema para funcionamento em rede. Através desta configuração será possível realizar o compartilhamento de dados do sistema entre vários computadores.

Se você já possui conhecimento em redes, o procedimento de configuração é basicamente instalar e ativar o sistema em todos os computadores e configurar as estações, através do menu Opções, para que acessem o banco de dados de uma pasta compartilhada no servidor. Caso contrário, leia o guia para mais detalhes sobre como realizar a configuração.

1. Defina o computador servidor

O primeiro passo para iniciar a configuração em rede do sistema é definir o computador onde os dados ficarão armazenados, isto é, o servidor. Todos os demais computadores acessarão os dados armazenados neste computador. Escolha um computador em sua rede e faça a instalação e a ativação da AgendaSIC PRO normalmente.

Verifique qual o nome do computador clicando com o botão direito em Computador, na área de trabalho ou no menu iniciar e selecionando Propriedades. No Windows Vista/7/8 você irá visulizar o nome diretamente na janela que deve abrir. No Windows XP você deve selecionar a aba Identificação. Lembre-se deste nome, ele será utilizado posteriormente na configuração dos outros computadores.

2. Compartilhe a pasta

Agora você deve compartilhar a pasta de dados para que os outros computadores tenham acesso ao banco de dados. Para isto, abra o sistema e clique no botão Opções. Nesta tela, clique no botão com ícone de pasta ao lado do caminho do banco de dados para abrir o local de dados do sistema. Navegue uma pasta acima, clique com o botão direito na pasta Data e selecione a opção Propriedades. Na nova janela que deverá aparecer, selecione a aba Compartilhamento e clique no botão Compartilhamento Avançado. Selecione a opção compartilhar a pasta e configure o nome do compartilhamento e também ao número de acessos simultâneos como desejar.

Configure também as permissões do compartilhamento. Se você deseja que as estações possam gravar dados no sistema, selecione a permissão de Alteração, clicando no botão Permissões. Dependendo das configurações da rede, pode ser necessário incluir o usuário Todos na aba de Segurança.

3. Configure as estações

O último passo é fazer a configuração das estações, computadores que acessarão os dados no servidor. Para isto, vá até cada estação e faça a instalação e ativação do sistema normalmente utilizando sua licença. No sistema, entre no menu Opções. Troque o conteúdo do campo chamado Banco de Dados para o seguinte padrão:

\\Nome do Servidor\Nome do Compartilhamento\BDGeral.mdb

Substitua as informações no padrão pelo nome do servidor e pelo nome do compartilhamento, vistos nos passo anteriores. Confirme as alterações clicando no botão OK e o sistema irá verificar as informações. Se o procedimento com executado corretamente você deve ser informado que as alterações foram efetuadas. Reinicie o sistema para que as alterações tenham efeito.

Segurança

Este guia de configuração não tem como objetivo definir opções de segurança no compartilhamento. Lembre-se que, sem as devidas configurações de permissões, o compartilhamento poderá ser acessado por qualquer computador na sua rede. Caso necessite aumentar a segurança ou realizar alguma configuração adicional, sugerimos que contate um especialista em redes de computadores.